Madrepérola: a Rainha do Mar

Escrito Por: Salt Joias Publicado em: ROOT Data de Criação: 01/03/2021

 

Uma beleza do fundo do mar que encanta pela simplicidade e versatilidade

MADREPÉROLA: A RAINHA DO MAR

Uma beleza do fundo do mar que encanta pela simplicidade e brilho único

 

Lindas, cintilantes, capazes de transformar qualquer acessório em uma peça clássica, chique e atemporal. 

 

Mas você sabe do que elas são formadas e por que ganharam esse nome?

Assim como as pérolas, as madrepérolas são formadas no interior das conchas por uma base calcária chamada nácar, elemento lustroso e de brilho perolado. 

Quando um corpo estranho, como por exemplo um grão de areia, invade o interior das conchas elas produzem o nácar como forma de proteger o molúsculo contra o invasor, gerando assim a madrepérola. Esse processo na natureza pode demorar até sete anos. 

Daí vem a famosa frase de Rubem Alves: “ostra feliz não produz pérolas” ou, no caso, madrepérolas. Isso porque somente os traumas e ataques provocados por invasores fazem com que as ostras produzam essa pedra linda e especial. 

O que influencia no tamanho, formato e cor da gema é o tipo de ostra, condições climáticas e a região do planeta na qual elas foram produzidas. Como são pedras leitosas e esbranquiçadas elas também podem refletir as cores do ambiente, assumindo assim diversas outras tonalidades. 

Então, qual a diferença entre Pérolas e Madrepérolas?

Como são formadas pelo mesmo elemento, o que difere a pérola da madrepérola basicamente é o formato e a raridade em que são encontradas na natureza. As pérolas têm o formato arredondado no qual estamos habituados, enquanto as madrepérolas são encontradas em camadas planas no interior das conchas.

Significado das Madrepérolas 

Utilizada desde a Grécia Antiga, joias em madrepérolas tem seu significado ligado à pureza, proteção e à maternidade, portanto uma pedra ligada à família.

Não é à toa que vários artigos religiosos são produzidos em madrepérolas por significar paz, tranquilidade e santidade. 

Para os místicos, a madrepérola também está ligada à lua, estimulando a imaginação, sensibilidade e atraindo riqueza e prosperidade. A pedra também seria responsável por equilibrar os sentimentos e aumentar a intuição de quem a usa. 

Mas, misticismo à parte, não há como negar que as joias produzidas com madrepérolas são destaque em qualquer produção, sejam elas mais clássicas ou contemporâneas e modernas. Isso porque as madrepérolas são ao mesmo tempo elegantes e sofisticadas.

Se você ainda não conhecia, tenho certeza que agora também se apaixonou pelas madrepérolas, afinal essa pedra de estilo único é capaz de realçar qualquer look. 

 

Na mesma categoria

Deixe um comentário

Captcha